As relações entre a Didática e a Docência

Por: Aleide Macedo da Cruz Santos                                                                                                     Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia                                             Bolsista  do Programa de Educação Tutorial-PET-UFBA

images-38

     Para compreender as relações entre a didática e a docência, antes é necessário  entender o que elas representam. Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, docência é o “ato de ensinar; qualidade do docente”; e, segundo Libâneo (1990), a Didática é  “o principal ramo de estudos da pedagogia, ela investiga os fundamentos, condições e modos da realização da instrução e do ensino”. A didática abrange o conhecimento de diversas áreas, dentre elas a psicologia da educação, sociologia da educação e filosofia, a fim de esclarecer o ato e a forma do aprender.

    Porém, é importante olhar a Didática, também, como componente curricular, que auxilia no desenvolvimento da criticidade do graduando, para a escolha do quê, como, porquê, para quê e para quem ensinar; ela é necessária para o desempenho moral e social do ser, enquanto profissional da educação. Diante dessa percepção, pode-se observar que para eficácia e eficiência do docente, a Didática é fundamental, pois através dela é possível “estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos” (Libâneo, 1990).

     Os conteúdos, a aprendizagem e o ensino, integrados de forma mútua, compõem o que é chamado de processo didático e atuam direcionados a objetivos determinados sob premissas sociopolíticas, culturais e pedagógicas, perante condições adequadas à  uma conjuntura didática.

   Para o êxito da docência, através da relação entre esses integrantes, é importante seguir o percurso didático de “avaliar, planejar, avaliar, executar, avaliar” continuamente; isto caracteriza um planejamento de ensino, a favor da aprendizagem; é de suma importância que o educador saiba planejar.

  No contexto didático, é fundamental à docência, que o educador avalie processualmente os educandos e que a avaliação esteja dentro do planejamento. O planejamento de ensino é o

processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico […] e especificam os objetivos, os conteúdos, os recursos humanos e materiais, os procedimentos e o processo de avaliação (VASCONCELOS, 2006).

   Por fim, é importante destacar que, enquanto componente curricular, a Didática utiliza todo os seus conhecimentos em função da formação do futuro profissional da área de educação para direcioná-lo à uma prática efetiva de ensino. Através da criticidade aplicada e desenvolvida nesta disciplina, o futuro docente aprende como os conteúdos devem ser escolhidos, compartilhados e desenvolvidos, e como eles podem somar socialmente na vida dos seus futuros alunos e no meio em que estes vivem, meio esse no qual colocarão o que lhes será apresentado em prática.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª ed.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

IMAGEM: blog.maxieduca.com.br/didatica-importancia-sala-de-aula

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 2006.

Anúncios
Esse post foi publicado em POSTS. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As relações entre a Didática e a Docência

  1. Sara Santana disse:

    Gostei muito do seu texto, Aleide. A profissão docência requer saberes gerais e específicos sem os quais o ensinar fica dissociado do aprender. Ensino e aprendizagem andam juntos e os saberes didáticos são essenciais para que isso seja possível.Adoro o livro de Libaneo que você usou como referencia, tenho ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s