O lúdico para o desenvolvimento da criança

Por: Taislane Santos Martins Santana                                                                                   Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)                                                                 Licencianda em Pedagogia FACED/UFBA

      base      Sabemos que a educação infantil é uma das fases mais importantes na vida de uma criança porque é a partir dos primeiros anos de vida que ela começa a construir sua identidade. Nesta fase, o educador tem que criar condições necessárias de aprendizagem para o desenvolvimento psicossocial da criança, entre elas as atividades lúdicas.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância (MALAQUIAS; RIBEIRO, 2003).

      O trabalho com o lúdico contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicossocial, motor e afetivo da criança. Durante as atividades lúdicas, cabe ao educador propor situações para que as crianças participem do processo, permitindo assim, que eles façam suas próprias descobertas. Para Didonet (2001, p.11-19),

É uma verdade que o brinquedo é apenas o suporte do jogo, do brincar, e que é possível brincar com a imaginação. Mas é verdade, também, que sem brinquedo é muito mais difícil realizar a atividade lúdica, porque é ele que permite simular situações […] Se criança gosta de brincar, gosta também de brinquedo. Porque as duas coisas estão intrinsecamente ligadas.

Diante disso não basta apenas disponibilizar para crianças brinquedos, o lúdico deve está atrelado ao brincar. Pois a brincadeira deve ser realizada de maneira natural e espontânea pela criança.  Ao brincar a criança se expressa, mergulha no mundo da imaginação, do faz de conta, socializa, se comunica e interage com o outro.  E nessas ações, o lúdico acontece. É importante que o educador pense o brincar como forma de aprendizado e não como meio de passar tempo. Pois no ato do brincar a criança desenvolve suas potencialidades, autonomia, autoestima e na interação com o outro, cria laços de afetividade, contribuindo assim, para seu reconhecimento.

REFERÊNCIAS:

DIDONET. Vital. Creche: a que veio… para onde vai… Brasília: Revista em Aberto. v.18, n.73, p 11-19. jul. 2001.

MALAQUIAS, S.M; RIBEIRO, S.S. A importância do lúdico no processo de ensino- aprendizagem no desenvolvimento da infância. 2013. Disponível em: <https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia.acesso >. Acesso em: 9 jun 2016.

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