Visita ao Centro Especializado de Reabilitação CER IV

Por: Ana Maria Nunes, Ana Paula Capistrano e Itamar Figueirôa                                         Orientador: Tutor Prof. Dr. Paulo Gurgel                                                                                   Programa de Educação Tutorial (PET)                                                                                         Licenciatura em Pedagogia-UFBA

 

Petain@s com a professora do CER

11713652_706043522840563_1005907497_n

Imagem: Itamar Figueirôa

 

Introdução

      O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem promovido para seus Petianos encontros de pesquisas denominados: ‘Além dos Muros da Escola’. Em um destes encontros, o grupo formado pelos petianos: Ana Maria, Ana Paula, Itamar, Elisângela, Ambrosia e Flávia fizeram uma visita ao Centro Especializado de  Reabilitação- CER IV.

      O Centro Especializado de  Reabilitação- CER IV está localizado dentro do Hospital Irmã Dulce, no município de Salvador/BA, onde é realizado um trabalho de suma importância em tecnologia assistiva já há alguns anos, com pessoas com deficiência física, visual e múltiplas deficiências. Fomos acompanhados e assessorados pela professora regente que nos fez alguns relatos além de nos mostrar como funciona todo o projeto na instituição.

      De acordo com as informações no site do Ministério da Educação, o Programa de Educação Tutorial (PET), foi instituído pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005  e:

É desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. (BRASIL, 2015, p. 1).

      As visitas e pesquisas que acontecem para ‘Além dos Muros da Escola’ tem proporcionado aos bolsistas experiências únicas possibilitando reflexões entre a prática e os referenciais teóricos estudados na universidade.

 

Metodologia

      Para a realização da visita, entramos em contato com professora regente do Centro Especializado de  Reabilitação, que trabalha com Tecnologia Assistiva há alguns anos com pessoas com deficiência física, visual e múltipla deficiências. Atualmente no Setor Centro Especializado de  Reabilitação- CER IV, ela se divide entre a sala de informática, reabilitação visual de crianças com múltipla deficiência junto com  a fisioterapia.

      Para a visita elaboramos dez perguntas para ser respondidas pela professora.  No dia solicitamos permissão a entrevistada, para que o áudio da entrevista fosse gravado.

      Na medida em que ela respondia as perguntas feitas, nos mostrava objetos que a mesma utilizava em seus pacientes durante o atendimento. Assim, esses objetos foram fotografados.

      Após a visita realizamos a transcrição e a edição do áudio da entrevista, para posteriormente ser postado no blog do PET PEDAGOGIA – UFBA.

 

Considerações finais

      A visita ao Centro Especializado de Reabilitação- CER IV, nos proporcionou a construção de diversos aprendizados. Entre eles, a compreensão de que na educação inclusiva, a tecnologia assistiva facilita a participação de crianças, jovens e também adultos com deficiência, na maioria de suas atividades do dia a dia, além das escolares.

      Aprendemos também que as escolas e/ou instituições que trabalham com a tecnologia assistiva, contam com diversos profissionais como a Pedagoga e Fisioterapeuta. Esses profissionais trabalham com materiais pedagógicos adaptados, comunicação alternativa, recursos de acessibilidade ao computador, de mobilidade, sinalização e mobiliário que atenda às necessidades e promova a inclusão do deficiente.

      Conforme entendimento do Comitê de Ajudas Técnicas (2007) Tecnologia Assistiva:

É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2007, p. 3).

      Ou seja, o uso da tecnologia assistiva ajuda no desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, pois proporciona oportunidade de aprendizado e autonomia que talvez não pudesse ser alcançado sem a ajuda desse recurso.

Apêndice

pc adaptado Pranchas de comunicaçãoo

                                                                 Imagens: Flávia Miola

 

Professora e alunos do CER

 

11733367_706043372840578_317198378_n (1)

Foto: Flávia Miola

 

CLIQUEM AQUI PARA VER: Banner visita ao CER do Irmã Dulce

Referências

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de Setembro de 2005.  Institui o Programa de Educação Tutorial – PET. Brasília, 2005.

______. Coordenadoria nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. ATA VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas – CAT CORDE / SEDH / PR. Brasília, 2007.

Anúncios
Esse post foi publicado em Produções PETPED. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s