MATEMÁTICA LÚDICA: uma prática na perspectiva inclusiva

Por Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso 
 

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN de Matemática (1997), a Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente sendo assim:

Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem […] resolução de problemas matemáticos a partir de problemas vividos no cotidiano e encontrados nas várias disciplinas. (BRASIL, 1997, p. 19-23).

Cabe ao professor, desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que possam garantir ao aluno o acesso ao conteúdo escolar. Nessa perspectiva foram promovidas atividades lúdicas para favorecer o aprendizado de matemática para alunos com deficiência intelectual de uma escola pública do município de Salvador-Bahia, que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, com ênfase nas operações de adição e subtração e formas geométricas.

As atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem podem ser uma proposta alternativa para os inúmeros problemas existentes no ensino de matemática […] o relacionamento professor-aluno e aluno-aluno foi enriquecido pelo trabalho realizado em conjunto, em grupo. (ALVES, 2001, p. 106-107).

Ao longo dos anos tem-se buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em Matemática pelo caminho da reprodução de procedimentos e da acumulação de informações; nem mesmo a exploração de materiais didáticos tem contribuído para uma aprendizagem mais eficaz. Para os alunos estudar matemática é difícil, chata, uma das coisas mais difíceis, sinônimo de nota baixa e reprovações, mas no ensino em geral o difícil é conseguir a atenção do aluno.

O ensino da Matemática numa perspectiva inclusiva tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual, os mesmo são protagonistas da construção de sua aprendizagem e o desejo de aprender, a curiosidade e a socialização tendo sido necessário para alcançar esta finalidade. Mas à construção de materiais como ferramentas para o ensino de matemática na perspectiva da inclusão, destacando também o uso de materiais já existentes no mercado, como o Geoplano e o Multiplano.

 

                                                                                        Geoplano
Foto: Elisângela A. C. Cardoso
                                                                  Foto: Elisângela A. C. Cardoso
 
 
                                                                                     Geoplano
                                                                  Foto:  Elisângela A. C. Cardoso
 
 
                                                                                    Multiplano
                                                                 Foto:  Elisângela A. C. Cardoso
 
 
                                                                                       Multiplano 
                                                                          Foto:  Elisângela A. C. Cardoso
 
 
 

Como resultado, a experiência viabilizou a potencialização das capacidades dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, além de facilitar a prática pedagógica voltada para o ensino da Matemática. Pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com ênfase nas operações de adição e subtração contribuindo para resoluções de problemas do cotidiano.

 

No perído das interevenções, realizadas em aulas de matemática, em uma Sala de Recursos Multifuncionais, a autora deste texto atuava como bolsista do PIBID Educação Especial,  da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia.

Continuar leitura em: http://petpedagogia.blogspot.com.br/2014/05/matematica-ludica-uma-pratica-na_17.html

 

REFERÊNCIAS:

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática. São Paulo: Papirus, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria da educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 16 mai 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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