Caixa com Caixas no Atendimento Educacional Especializado

 Por: Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso
            
 
 

            Observando-se as dificuldades de aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual em uma turma de Letramento, do Centro de Educação Especial da Bahia-CEEBA, na cidade de Salvador, foram desenvolvidas atividades lúdicas planejadas e orientadas para o ensino-aprendizagem de Matemática. Atividades que poderíamos utilizar para trabalhar com números, para elaboração e resolução de situações problemas com operações fundamentais, para desenvolver a concentração, dentre outros conteúdos matemáticos.  

                                                                               Caixa com Caixas
                                                                      Foto: Elisângela A. C. Cardoso
 
 

           A Caixa com Caixas é uma atividade que aqui proponho para ser desenvolvida tanto em Sala de Recursos Multifuncionais ou em sala regular para alunos com Deficiente Intelectual ou sem deficiência. Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento a pessoa com Deficiência Intelectual:

[…] A Deficiência Intelectual é uma deficiência caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange muitas habilidades sociais e práticas cotidianas. (AAID, 2013, p.1).  
 
                                   Caixa com Caixas
                              Foto: Elisângela A. C. Cardoso
 

            O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos encaixem caixas menores dentro de uma caixa maior sem sobrar nenhum espaço vazio entre as caixas. Nosso objetivo é trabalhar coordenação motora, concentração e o raciocínio lógico matemático, pois: contamos, dividimos e verificamos se sobraram caixas ao final do trabalho.

Caixa com Caixas
 Foto: Elisângela A. C. Cardoso
 
 

        É uma atividade já testada e da qual obtivemos excelente feedback dos nossos alunos da Sala de Letramento. Trata-se de uma atividade dinâmica que envolve diretamente a participação de todos, reforçando a socialização e a concentração.

 
                                                                       Caixa com Caixas
                                                                            Foto: Elisângela A. C. Cardoso
 
 

Continuar leitura em: http://petpedagogia.blogspot.com.br/2014/05/caixa-com-caixas-no-atendimento.html

 

REFERÊNCIAS:

AAIDD, Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento. Definição de Deficiência Intelectual. Disponível em: <http://aaidd.org/intellectual-disability/definition#.U2Pda4FdXGR>. Acesso em: 02  mai 2014.

ALVES, Eva Maria Siqueira. A Ludicidade e o Ensino de Matemática. Campinas, SP: Papirus, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial.  Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf>. Acesso em: 02 mai 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em POSTS e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Caixa com Caixas no Atendimento Educacional Especializado

  1. Pingback: Caixa com Caixas no Atendimento Educacional Especializado | Matemática Criando e Aprendendo

  2. Pingback: Caixa com Caixas no Atendimento Educacional Especializado | Matemática Criando e Aprendendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s