A importância do Cantinho da Leitura na Educação Infantil

Por: Ana Paula Oliveira, Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso, Flávia Miola Gomes, Maria Aparecida Alves Honorato, Mariana Santos de Jesus e Sueli Correia de Lima Ferreira.

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As crianças aprendem por meio da imitação fazendo-se necessário um bom trabalho para que possamos formar bons cidadãos e mais do que isso, bons cidadãos-leitores. A leitura como prática social na Educação Infantil para os alunos das séries iniciais é de suma importância para o desenvolvimento emocional, psíquico e social do sujeito. Segundo Élie Bajard “A criança precisa escutar histórias abrir e percorrer livros e tentar escrever pequenas mensagens, para construir aos poucos sistema de língua escrita e a habilidade para se servir dela”.

Usando a interdisciplinaridade com a finalidade de despertar a prática da leitura nos alunos matriculados na escola.

Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. “Da compreensão e da comunicação.” (Freire, 2001, p.1).

        O Cantinho da Leitura, propiciar momentos para que todos os alunos da escola possam lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender. Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.

      Que problema a comunidade escolar vive?

       A escola é de pequeno porte e não disponibiliza de uma biblioteca ou espaço para a leitura. Outro fator relevante é a falta do hábito de leitura e as dificuldades dos alunos na leitura e escrita. Então, incentivar a leitura através do Cantinho da leitura. Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura deveriam ser bem-vindos, pois, são fundamentais para o desenvolvimento do individuo. A leitura para estudar, parte da rotina nas salas de aula, tem suas funções pedagógicas, mas não faz despertar a paixão pela literatura. Quem descobre prazer numa obra literária nunca mais para de ler. Quando chega ao fim de um livro, já está louco para abrir o próximo. E só tem a ganhar com isso. Pensando nesses aspectos o Cantinho da Leitura  pode  propiciar tais sensações aos alunos da escola. De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:

O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto acesso às leituras diversas do conhecimento humano. Com este privilégio, além dos livros já disponíveis na Biblioteca da Escola, os alunos poderão aproveitar, a qualquer momento em que surgir a oportunidade, um bom momento de leitura. (2013, p. 02).

Muitas das instituições educacionais de pequeno porte, sendo assim, não dispõem de infraestrutura: biblioteca, espaço para leitura e recreação. A falta de incentivo à leitura também é outro fator determinante para as dificuldades na leitura e escrita apresentadas pelos alunos da escola.

O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.  Criação do espaço com acessibilidade para todos os alunos que possibilite a prática da leitura.

Com o Cantinho da Leitura podemos:

– Promover a integração do grupo, a socialização dos alunos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas.

– Melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.

– Ampliar o repertório literário.

– Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos.

– Incentivar a prática da leitura extra sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.

– Despertar habilidades de ler, interpretar e expressar nas diferentes áreas do conhecimento.

– Incentivar a leitura e a criatividade, visando desenvolver as potencialidades de comunicação.

         As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Devido à necessidade de um espaço para leitura, o Cantinho da Leitura  tem o intuito de proporcionar aos alunos da escola um espaço acessível à leitura.

Busca-se através deste Cantinho da Leitura podem e deve haver uma interdisciplinaridade, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos. Conhecer variadas obras deveria ser uma atividade programada para todas as escolas, conhecer e ler variedades de livros são muito mais do que um dever escolar é um grande prazer e contribuição essencial para as crianças.

Não ler, significa abrir mão de livros que simbolizam a própria identidade do aluno. O Cantinho da Leitura é uma maneira que nós futuras educadoras encontramos para apresentar aos alunos a importância do ato de ler. Pois o estímulo à leitura é essencial, sendo assim a base para todas as disciplinas e áreas do conhecimento. Dessa forma, Ressaltamos que, a leitura é uma atividade necessária e partindo dessa realidade sentimos a necessidade de buscar ferramentas de apoio e incentivo a leitura, que promova o desenvolvimento do conhecimento de nossos alunos. E que dessa maneira, eles vejam a leitura como uma atividade prazerosa, e não apenas como uma obrigação voltada para os bancos escolares.

Título e texto adaptado por: Flávia Miola Gomes.

REFERÊNCIAS:

BAJARD, Élie. A Descoberta da Língua Escrita. São Paulo:Cortez, 2012.

BRASI. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/ Munícipio de Fraiburgo/ SC. Cantinho de Leitura. Disponível em: < http://pnaicfraiburgo.blogspot.com.br/2013/08/cantinho-de-leitura.html>. Acesso em: 09 mai 2014.

______.  Ministério da Educação/ Secretaria de Educação.  Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 12 Abr 2014.

FREIRE, Paulo. Ensinar, aprender:
leitura do mundo, leitura da palavra.
In: Carta de Paulo Freire aos professores. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&gt;.  Acesso em: 12 Abr 2014.

 

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